EUA

COVID-19: governador Charlie Baker decreta estado de emergência

A declaração de um estado de emergência essencialmente abre as portas para que as agências estatais tragam mais recursos, especificamente para resgate, abrigo ou evacuação. De acordo com o governador Baker, ao declarar o estado de emergência, as autoridades estaduais poderão tomar decisões mais rápidas em nível estadual, poderão ajudar e apoiar as equipes de emergência locais e as autoridades de saúde, recursos seguros ou imóveis necessários para que as autoridades da Massachusetts Emergency Management Agency (MEMA) responda a casos novos e em andamento e facilite o processo necessário para ajudar a impedir a propagação do vírus.

Em uma entrevista coletiva na terça-feira, Baker enfatizou que todos deveriam limitar as viagens não essenciais e trabalhar em casa sempre que possível. As pessoas correm maior risco de contrair a doença daqueles que já apresentam sintomas, onde a maioria dos casos foi contraída por tosse e espirro.

Os Estados de Connecticut e Rhode Island também declararam estado de emergência em resposta ao COVID-19. Cerca de 400 pessoas foram testadas para o COVID-19 no estado desde que o surto se espalhou em Massachusetts. O caso confirmado é o de um estudante da UMass Boston com cerca de 20 anos, que contraiu a doença no início de fevereiro, depois de retornar de uma viagem a Wuhan, na China, o epicentro do surto viral.

Segundo funcionários do Department of Public Health (DPH), ele ainda está se recuperando da doença. Para ser liberado e recuperado oficialmente, o paciente deve testar o vírus duas vezes. As amostras já foram submetidas ao laboratório estadual e ao Centers dor Disease Control and Prevention (CDC), pois o paciente continua em quarentena aguardando esses resultados. Monica Bharel, Comissária Estadual de Saúde Pública, disse que o estado atualmente tem kits de testes sufi cientes para fazer o trabalho necessário no momento, mas novos pedidos de mais kits e suprimentos foram atendidos pelo CDC.

Embora os laboratórios de todo o estado acabem ajudando nos testes, atualmente, o DPH é o único local em que os testes podem ser feitos em nível estadual. Na segunda-feira, o estado recebeu a aprovação do CDC para que parte do processo de teste seja automatizada, para que as amostras dos pacientes possam ser testadas mais rapidamente.

Antes, o estado só conseguia concluir cerca de 50 testes por dia, mas com o processo automatizado esse número pode ser superior a 100 por dia. Isso também torna a liberação de dados muito mais rápida e mais rapidamente acessível ao público. Na quinta-feira, 12, o número de casos de coronavírus em Massachusetts aumentou para 108, segundo informações do DPH, sendo que 102 são suspeitas e seis casos estão confirmados. Em dez casos, os pacientes foram hospitalizados.

Deixe um comentário

WordPress Ads