EUA Mundo Policial

Dois policiais são baleados durante protestos contra racismo e violência policial em Louisville, nos EUA

Da Redação – Nesta quarta-feira (23), dois policiais foram baleados durante protestos em andamento em Louisville (Kentucky), nos Estados Unidos. As manifestações ocorrem após condenação de apenas um policial pelo assassinato da enfermeira negra Breonna Taylor.

Segundo publicou a emissora Sky News, ao menos dois policiais teriam sofrido disparos durante os protestos na noite desta quarta-feira (23).

Antes do protesto, o procurador-geral do estado de Kentucky, Daniel Cameron, anunciou em uma entrevista coletiva que o uso da força por dois policiais na morte de Breonna Taylor, em março, foi justificável sob a lei estadual.

No entanto, Cameron disse que um grande júri dos Estados Unidos decidiu indiciar um dos policiais envolvidos, Brett Hankison, por disparar uma arma colocando pessoas em perigo arbitrário em primeiro grau, um delito menos grave, de acordo com a legislação do Estado, e que pode acarretar em uma condenação de no máximo cinco anos na prisão.

Após a decisão, uma manifestação com milhares de pessoas saiu às ruas de Louisville. Com o crescimento da tensão e dos confrontos em meio aos protestos, o prefeito, Greg Fischer, impôs um toque de recolher na cidade.

Taylor foi morta em sua casa em Louisville em março, quando os policiais executaram um mandado de busca de drogas. O namorado de Taylor teria disparado um primeiro tiro alegando legítima defesa, “temendo que os agentes fossem ladrões” ( por estarem sem uniformes), e em seguida os três policiais dispararam contra a casa, atingindo Taylor oito vezes.
O assassinato de Breonna taylor tornou-se um símbolo em meio aos crescentes protestos antirracistas nos EUA ao longo de 2020, que eclodiram principalmente após a morte de George Floyd, em maio, quando manifestações se espalharam por todo o país.

Deixe um comentário

WordPress Ads