EUA

Dono de pizzaria é acusado de submeter imigrantes indocumentados a trabalhos forçados em Massachusetts

JSNEWS O proprietário da Stash’s Pizza, uma rede de pizzarias na grande Boston no estado americano de Massachusetts foi preso na nessa quinta-feira, 16, por supostamente, empregar imigrantes que não tem status legal e forçá-la a trabalhar para ele sob ameaça de deportação e sujeitando-os a repetidos abusos verbais e agressões físicas.

O empresário Stavros Papantoniadis, também conhecido como “Steve Papantoniadis”, 47, de Westwood, compareceu diante de um tribunal federal em Boston na tarde dessa quinta-feira onde recebeu ordem de prisão e deverá retornar a corte na próxima segunda-feira, 20.  A informação é do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ).

De acordo com documentos judiciais, Papantoniadis é o proprietário e operador da Stash’s Pizza, uma cadeia de pizzarias que ao longo de vários anos, supostamente, contratava preferencialmente imigrantes que não tinham status legal de imigração nos Estados Unidos e pagava baixos salários e exigia que estes trabalhassem acima da jornada legal estipulada por lei, sem pausas para descanso e outras compensações trabalhistas como pagamento de horas extras e reter salários desses trabalhadores, de acordo com os promotores.

A promotoria ainda alega que Papantoniadis rotineiramente ameaçava os funcionários com deportação e usava violência e ameaças para garantir que estes atendessem às suas ordens no local de trabalho.

O Departamento de Justiça (DOJ) disse em seu site que Papantoniadis criou um clima de medo em sua cadeia de pizzarias em Dorchester e Roslindale, Massachusetts, e em outros lugares onde operou comercialmente.

Uma de suas vítimas, identificada nos documentos de acusação como “Vítima 1”, trabalhou para Papantoniadis de 2001 a 2015, disseram as autoridades.
Durante esse tempo, 14 anos, Papantoniadis agrediu esse funcionário, chutou-o nos órgãos genitais e quebrou os dentes desse imigrante em diferentes ocasiões, informou o Departamento de Justiça. Ele também teria esbofeteado e tentado estrangular esse imigrante, afirma os promotores, e que, segundo a eles, Papantoniadis também teria feito comentários depreciativos sobre a fé religiosa desse imigrante.

A procuradora dos EUA, Rachael Rollins, descreveu as alegações contra Papantoniadis como “horríveis”.

“Ninguém tem o direito de espancar ou estrangular alguém, e certamente não é essa a realçao esperada de um empregador para um empregado”, disse Rollins. “Este caso ilustra as táticas manipuladoras, violentas e abusivas que alguns empregadores usam para obter ganhos econômico.”

A acusação de trabalho forçado pode acarretar uma sentença de até 20 anos de prisão e 5 anos de liberdade supervisionada e uma multa de até US $ 250.000.


Se você acredita ser uma vítima de trabalho escravo nos Estados Unidos, ou suspeita que alguém seja escravizado, ligue para 888-221-6023, e selecione a opção 5 ou envie um e-mail com a informações de para USAMA.VictimAssistance@usdoj.gov.

Deixe um comentário

WordPress Ads