Brasil

Eleições 2020: Curitiba reelege Rafael Greca prefeito no primeiro turno

FOLHAPRESS – Rafael Greca (DEM) foi reeleito prefeito de Curitiba, capital do Paraná. Ele venceu tranquilamente a disputa com 59.77% dos votos válidos, tendo como principal adversário Goura (PDT), que ficou com 13% dos votos válidos.

Para assumir a prefeitura no 1º turno, o candidato precisaria obter maioria absoluta – 50% mais um – dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram nessa conta.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esclarece que essa condição da existência do 2º turno é válida somente às cidades com mais de 200 mil eleitores.

Essa regra está prevista nos artigos 28 e 29 da Constituição de 1988, determinando, além do limite mínimo de habitantes, que o “segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal, e para prefeitos e vice-prefeitos.”

Nas eleições de 2016 havia 92 municípios com mais de 200 mil eleitores. Já em 2020, outras três cidades alcançaram o número de habitantes mínimo. São elas: Ribeirão das Neves (MG), Paulista (PE) e Petrolina (PE). Sendo assim, nas eleições 2020, 95 municípios poderão ter um segundo turno para prefeito e vice-prefeito.

Deixe um comentário

WordPress Ads