EUA

Ex-governador republicano anuncia pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos

EFE – O ex-governador do Arkansas Asa Hutchinson anunciou neste domingo (2) que concorrerá à indicação republicana para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024, nas quais o ex-presidente Donald Trump continua a liderar a disputa para representar o Partido Republicano.

“Tomei uma decisão, e a minha decisão é que vou concorrer à presidência dos Estados Unidos”, declarou Hutchinson em entrevista à emissora ABC News.

Hutchinson explicou que o anúncio oficial da pré-candidatura será feito no final deste mês em Bentonville, no Arkansas, mas disse que já tomou a decisão final porque acredita que o povo americano quer um tipo diferente de liderança.

“Vou concorrer, e a razão pela qual vou concorrer é porque viajei pelo país nos últimos seis meses e ouvi o que o povo quer da liderança da nossa nação. Estou convencido de que o povo americano quer líderes que busquem o melhor dos EUA, não os seus piores instintos”, analisou Hutchinson.

O político, que deixou o cargo de governador do Arkansas neste ano, depois de ter atuado no cargo por oito anos, opinou que Trump “não deveria ser o próximo líder” dos Estados Unidos.

Apesar de ter apoiado as políticas de Trump quando era governador do Arkansas, Hutchinson se tornou mais crítico após o ex-presidente ter mentido que houve fraude nas eleições de 2020, nas quais perdeu para o atual presidente, o democrata Joe Biden.

Hutchinson tem afirmado repetidamente que as tentativas de Trump de inverter esse resultado eleitoral prejudicaram a nação. Além disso, acredita que Biden terá mais chances de vencer novamente em 2024 se Trump for escolhido como candidato do Partido Republicano para essa eleição.

O ex-governador, de 72 anos, foi um dos poucos republicanos que disse publicamente que Trump deveria abandonar as aspirações presidenciais após ter sido indiciado por um Grande Júri em Nova York, considerando esse caso uma “desgraça” para os Estados Unidos.

Até o momento, além de Trump e Hutchinson, foram anunciadas as pré-candidaturas republicanas de Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU, e do empresário Vivek Ramaswamy. Espera-se também que o governador da Flórida, Ron DeSantis, e o ex-vice-presidente Mike Pence oficializem as aspirações presidenciais nos próximos meses.

Deixe um comentário

WordPress Ads