Local Saúde

Final de férias – Hora de recomeçar

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá, caros leitores. Finalmente, as festas de final de ano terminaram; é hora de retomar as atividades diárias e dar continuidade ao processo de vida. A esperança de ver tudo melhorar é, sem dúvida, a maior perspectiva.

Gostaria de começar com uma afirmativa que certamente fará a diferença: nunca desista, nunca pense que não dá mais para você, pois sempre é possível recomeçar e ver novas coisas acontecendo a partir de você mesmo. Enxergar o mundo sob novas perspectivas é uma decisão individual. Portanto, não se esqueça de que, para vencer, nunca se deve desistir. Tudo o que foi planejado no ano passado e não se concretizou – muitos dos fracassos desta vida estão concentrados em desistências prematuras, por não se perceber que está muito perto da linha de chegada.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em si novamente. O sofrimento nada mais é do que aprendizado, como cada degrau que você enfrentou para poder alcançar seus sonhos. Parafraseando Thomas Huxley: “O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele; destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo sufi ciente para que ele coloque o outro um pouco mais alto.” Não há sucesso sem dor, perseverança e capacidade de vencer a si mesmo.
Tudo é uma questão de perspectiva.

Sem dúvida, o sucesso exige sacrifícios. Um exemplo claro está na infância: se, quando criança, você tivesse medo de falhar, não teria aprendido a andar e a pedalar. Para aprender, você precisou ter caído diversas vezes, batido a cabeça, arranhado os joelhos e talvez até quebrado algum osso.
Certamente, não foi na primeira tentativa que você conseguiu andar, mas todos os tombos e quedas contribuíram para o resultado; depois de algumas dezenas de tentativas, você conseguiu se equilibrar e andar.

O importante é saber distinguir a derrota do fracasso. Não acredite que derrotas e fracassos sejam a mesma coisa. Derrotas são novos caminhos derrotas e são momentâneas.
Se você aceitar a derrota, certamente encontrará novos caminhos e escapará do fracasso. Todos sofrem derrotas, mas a diferença está em como as enfrentamos. Partilho da afirmativa que diz: “O homem é o que ele pensa, não o que diz, lê ou ouve.” Mediante persistente pensar, podemos desfazer qualquer condição que exista.
Podemos nos libertar de quaisquer cadeias, seja financeira, emocional, espiritual, física, seja do pecado, da doença, da infelicidade ou do medo.

Para recomeçar, é preciso apoiar-se em nossas crenças de que somos capazes de realizar nossos sonhos, acreditar em si mesmo e mudar de estratégia. Mas qualquer uma dessas ações perderá todo o sentido se você não quiser de fato. Tudo depende do seu querer. Deixo mais uma sugestão: não se esqueça, e muito menos apague o passado. Quem não tem passado não terá presente, e da mesma forma, quem não tem presente não terá futuro.
Não existe querer futuro sem considerar as experiências passadas e os fatos presentes, que nos motivam a viver. Lembre-se: qualquer que seja a sua nova estratégia ou sua confiança em si mesmo, nada valerá se você não quiser recomeçar de fato com o coração aberto, empenhando a sua vida com todas as suas forças. Não quero afirmar que é necessário ver o futuro como um grande sacrifício, mas é preciso decidir se quer e está disposto a mudar de vida ou, melhor ainda, permanecer como está. Imagine que você pudesse acabar com a sua vida como ela é hoje e escolher outra vida.

Digamos que lhe fosse concedido esse desejo. Escolha da melhor forma possível, pois talvez não tenha outra chance. Encerro esta reflexão dizendo que hoje é um excelente dia para começar ou recomeçar um novo projeto de vida. É hora de despertar o que está adormecido em você, é hora de reunir toda a sua energia, recomeçar a escalada ao topo da montanha, atingir seus objetivos e realizar seus sonhos. Recomece agora, basta querer. Está em suas mãos.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”! 2 Coríntios 5:17

Até a próxima semana!!!!


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC, Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads