Local Mundo

Governador de NY, Andrew Cuomo, esta próximo do processo de impeachment

JSNEWS (Com REUTERS E CNN) – A Câmara dos Representantes do Estado de Nova York anunciou, nesta quinta-feira (5), que uma investigação sobre as acusações de assédio sexual contra o governador Andrew Cuomo (Democrata) está perto de ser concluída e um processo de impeachment contra ele pode ser aberto nas próximas semanas, as informações são do jornal New York Times.

De acordo com o NY Times, o anúncio foi feito pelo parlamentar Charles Lavine (presidente do Comitê Judiciário da Assembleia legislativa daquele estado), que disse que os advogados de Cuomo devem entregar as provas que vão compor a sua defesa até o fim da próxima semana.

Mais do que abrir a possibilidade da saída do governador, o avanço da investigação mostra que o apoio dele dentro de seu próprio partido vem ruindo, já que a Assembleia é de maioria de democratas.

A investigação para um possível impeachment de Cuomo foi aberta ainda em março, mas avançava em um ritmo mais lento porque contemplava outros problemas além das acusações de assédio, por exemplo, a maneira como suas políticas de combate à pandemia resultaram em centenas de mortes nos asilos e casas de repouso do Estado de NY.

No entanto, após o relatório divulgado esta semana pela promotoria de Nova York, que concluiu que o governador havia assediado sexualmente pelo menos 11 mulheres, a Assembleia deu mostras de que pretende acelerar a pauta do impeachment, algo que foi confirmado pelo presidente da casa, Carl Heastie.

Caso o processo seja aberto, a assembleia decide o impeachment de Cuomo em uma votação de maioria simples. Em seguida, o caso é julgado pelo Senado estadual, onde os democratas também são maioria. Se condenado, o governador pode perder o cargo e ser impedido de exercer cargos políticos pelo resto da vida e a vice-governadora Kathy Hochul assumiria o cargo.

Deixe um comentário

WordPress Ads