EUA Imigração Local

Nova York pede suspensão da lei do “direito à moradia” devido à crise migratória

JSNEWS – O prefeito de Nova York, Eric Adams, pediu à Suprema Corte de Manhattan que suspenda a os efeitos da lei municipal do “direito à moradia” pela qual a cidade deve fornecer, por lei, uma moradia a qualquer pessoa.

A suspenção, de acordo com a prefeitura, será temporária enquanto a cidade enfrenta uma crise migratória sem precedentes que tem causado a escassez de moradias subsidiadas pelo poder público, de abrigo a prefeitura paga alimentação e outros serviços diariamente para uma população que ultrapassa mais de 40.000 imigrantes indocumentados que chegaram a Nova York nos últimos meses e são mantidos por conta da prefeitura da cidade.

O Departamento que cuida dos assuntos jurídicos da cidade de Nova York apresentou a petição nessa terça-feira,23, pedindo alegando que as “demandas sem precedentes” exauriu os recursos da cidade.

Embora não esteja claro por quanto tempo a prefeitura está pedindo que a regra seja suspensa, o prefeito Eric Adams disse em um comunicado que “de forma alguma estamos buscando acabar com o direito à moradia”.

O prefeito também disse que o fluxo de migratório sobrecarregou os abrigos públicos e a cidade está pagando milhares de dólares por dia a cerca de 150 hotéis que alugou para acomodar famílias com crianças e adultos solteiros. De acordo com o prefeito, US$ 1 bilhão já foram gastos para fornecer vários serviços além de moradia, como alimentação, serviços médicos e vagas escolares para crianças que chegam com suas famílias.

Adams, que pediu repetidamente ajuda econômica ao governo federal deixou claro que, com essa medida, tenta sensibilizar o governo de Joe Biden e outros legisladores democratas.

“Como não podemos prestar atendimento a um número ilimitado de pessoas e já estamos sobrecarregados, é do interesse de todos, incluindo daqueles que desejam vir para os Estados Unidos, e para ser honesto, a cidade de Nova York não tem como prestar atendimento a todos que cruzam fronteira”, disse Adams. “Ser desonesto sobre esse assunto só resultará no colapso de nosso sistema, e precisamos que nossos parceiros no governo (federal) saibam a verdade e façam sua parte”.

Os imigrantes que chegaram e ainda chegam a Nova York, estão vindos em viagens organizadas pelo governador republicano do Texas, Greg Abbott, que freta ônibus com imigrantes que foram liberados pela Border Patrol na fronteira mexicana. O governador do Texas também organizou viagens para outras cidades como Washington e Chicago.
No entanto, dessas três cidades, Nova York é a única que, por lei, deve fornecer moradia obrigatória a qualquer pessoa.

A organização humanitária It Makes the Road New York, que presta serviços a imigrantes, disse que o pedido de suspenção, mesmo que temporária da lei vigente desde 1984 é “mais do que frustrante”.
“Essa é uma maneira infalível de garantir que mais pessoas acabem dormindo nas ruas e não uma maneira de lidar com a falta de moradia e atender às necessidades dos solicitantes de asilo“, disse José Lopez, codiretor executivo da organização.

Deixe um comentário

WordPress Ads