EUA Imigração

Secretário de Segurança Interna dos USA, Alejandro Mayorkas, diz que a entrada de indocumentados pela fronteira sul caiu 50% com o fim do Título 42

JSNEWS – Agentes de patrulha de fronteira dos EUA relataram uma queda de 50% no número de imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente desde que a política de imigração da era pandêmica, conhecida como Título 42, expirou à meia-noite de quinta-feira, disse o secretário de Homeland Security dos EUA (DHS), Alejandro Mayorkas, a declaração foi feita ao programa “State of the Union” da rede CNN, neste domingo, 14.

“Nos últimos dois dias, a Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos reatou uma queda de 50% no número de ‘encontros’ em relação ao que estávamos experimentando no início da semana, antes do Título 42 terminar à meia-noite de quinta-feira”, disse Mayorkas. Mas que, segundo ele, “ainda é cedo para uma avaliação. Estamos no terceiro dia. Mas estamos planejando essa transição há meses e meses.”

Mayorkas disse que os agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA tiveram cerca de 6.300 encontros com atravessadores na sexta-feira e outros 4.200 no sábado, em comparação com mais de 10.000 pouco antes da expiração do Título 42. Ele também disse que o governo do presidente Joe Biden continua “mantendo o controle da fronteira, e melhor administrando-a”, e ressaltou que haveria consequências para aqueles que entrarem ilegalmente no país, mas não deu detalhes sobre quais seriam essas consequências uma vez que até o momento a grande maioria dos imigrantes detidos na fronteira sul são liberados dentro do território americano sem outros problemas adicionais.

Mayorkas também disse que seria implacável com traficantes humanos. “Não temos apenas um imperativo de segurança, mas também uma responsabilidade humanitária para eliminar esses contrabandistas”, disse. “Temos a obrigação de criar consequências na nossa fronteira, não só para gerir a fronteira, mas também para eliminar os contrabandistas.”

Com o fim do Título 42 os agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) aplicam o Título 8, que permitirá processar os pedidos de asilo com mais rapidez.

As autoridades de imigração poderão também impor uma punição de até cinco anos para aqueles que tentam a reentrada nos EUA a não cidadãos sem documentos e processá-los criminalmente os infratores reincidentes.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads