EUA Mundo

Sobe para 47 o número de mortes causadas por tempestade de inverno nos USA

AFP – A tempestade de inverno Elliot, que atingiu os Estados Unidos no fim de semana e continua trazendo temperaturas congelantes para o nordeste do país, matou 27 pessoas no noroeste do estado de Nova York, elevando o número de mortos para 47 em todo o país.

Nas últimas horas, o prefeito de Buffalo, Byron Brown, e outros prefeitos de cidades da região divulgaram as últimas cifras de óbitos, concentrados nesta área e no condado de Niagara, segundo a emissora de televisão local WIVB.

Essas últimas vítimas foram encontradas mortas em veículos ou em residências.

A polícia de Buffalo emitiu um novo comunicado nesta segunda-feira (26) em que adverte que a proibição de dirigir continua em vigor, devido às más condições das estradas, baixas temperaturas e pouca visibilidade.

O aeroporto da cidade também permanece fechado.

No domingo (25), a governadora de Nova York, Kathy Hochul, relatou a morte de sete pessoas e garantiu que as operações de resgate seguiam em curso.

As autoridades proibiram viagens por estrada em seis condados do noroeste (Erie, Niagara, Chautauqua, Orleans, Jefferson e St. Lawrence) desde o fim de semana.

As temperaturas permanecem congelantes em grande parte do leste dos Estados Unidos nesta segunda-feira, após a passagem da tempestade Elliot.

“Grande parte do leste dos Estados Unidos permanecerá congelada na segunda-feira e uma tendência de moderação começará na terça-feira”, afirmou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em um comunicado.

A agência afirmou que em algumas áreas ainda é “perigoso” viajar pela estrada devido à neve, mas previu que as condições melhorariam em alguns dias.

O sistema elétrico continua sendo restaurado após o impacto da neve e dos ventos de furacão. Cerca de 100 mil lares e empresas ainda estão no escuro, principalmente nos estados do Maine e Nova York, segundo rastreamento do portal Power Outage.

Durante a passagem da tempestade Elliot, causada por uma frente aérea ártica, quase 1,7 milhão de usuários ficaram sem energia, incluindo residências e empresas.

Mais de 200 milhões de americanos, cerca de 60% da população, enfrentaram algum tipo de alerta ou advertência relacionada ao clima invernal, com temperaturas caindo drasticamente abaixo do normal desde o leste das Montanhas Rochosas até os Apalaches.

A cidade de Nova York experimentou uma temperatura mínima de 10,5°C abaixo de zero no dia de Natal, algo não visto desde 1872. Washington, a capital dos EUA, estava com 10°C abaixo de zero, no Natal mais frio desde 1983, enquanto os termômetros em Tampa, na Flórida, caíram abaixo de zero grau, algo que não acontecia desde 1966.

Deixe um comentário

WordPress Ads