Esportes

Sport Total – De canela

Por: Alfredo Melo
info@jornaldossportsusa.com
1 Comentário de um torcedor vascaíno, após a derrota de 3 x 2 do Vasco para o Flamengo, na partida de ida das se mifi nais do Campeonato Carioca. “Assim é fácil ganhar, jo gando 12 contra 10. Ele se refere ao zagueiro vascaíno, Capasso que entregou a bola nos pés do atacante Pedro, do Flamengo, no bico da pequena área. Pedro só tocou para o gol.

2 E lá pelas bandas da Paulicéa Desvairada, Corinthians e São Paulo, caíram nos pênaltis, para Ituano e Água Santa e deixaram o Palmeiras, nas semifinais, em companhia de Ituano, Bragantino e Água Santa. Já não se faz mais campeona to paulista, como antigamente.

3 Preocupada com a possibilidade do surgimento das Ligas Brasileiras e tentando manter o poder, a CBF abandonou o ranking nacional, para a escolha dos participantes da Copa do Brasil e deixou a cargo das Federações Estaduais, a decisão de escolha, através dos campeonatos estaduais. Os es taduais estão “fl opados”, com os grandes, usando times reservas em alguns jogos, disputados em estádios sem condições, e em datas e horários sem o menor respeito com clubes e torcidas. Dessa forma, corremos o risco na Copa do Brasil, 2024, não termos a participação de Corinthians, Santos, São Paulo, Botafogo e Coritiba. Vai vendo CBF e Federações.

4 A FERJ, federação de futebol do Rio de Janeiro, continua cometendo aberrações e ignorando regulamentos. Desde que se associou ao Flamengo, o poderoso de plantão, a Federação Carioca, vem prejudicando os outros fi liados. Com a desistência da Globo de transmitir o Campeonato Carioca, por não concordar em pagar para o Flamengo, o dobro da cota de Fluminense, Vasco e Botafogo, a federação assinou contra to com a Tv Bandeirantes que concordou com essa condição. Botafogo, Vasco, baseados na lei do mandante (#14.205/2021) que diz que o clube mandante tem a “prerrogativa exclusiva de negociar, de autorizar ou de proibir a captação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução e imagens do evento desportivo, por qualquer meio e processo” não assina ram o contrato com a Band, para transmitir seus jogos, como mandante. O Fluminense, voltou atrás e assinou, depois que a Federação prometeu pagar ao Fluminense um pouco mais, do que seria para Botafogo e Vasco. Agora a Federação Carioca, mais uma vez ignorando a lei do mandante, obriga o clube que subir para a série A, à assinar o contrato com a Band. Em tempo a Band, paga uma cota aos clubes pequenos, menor que a me tade do que a Globo pagava.

5 A Federação Carioca deve ter algo muito especial. Quem consegue assumir, se torna dono, só sai para a CBF ou pro cemitério. Desde 1956 até hoje, e lá se vão 67 anos, a Federação Carioca, só conheceu 4 (quatro) presidentes. Antônio do Passo, assumiu em 1956 e saiu em 1967, fi cou 11 anos no cargo e saiu para ser diretor de futebol da CBD. Otavio Pinto Guimarães, assumiu em 1967 e saiu em 1985, ficou 18 anos no cargo, saiu para presidência da CBF. Eduardo “Caixa D’Agua” Vianna, assumiu em 1985 e morreu no cargo em 2006, ficou 21 anos à frente da Federação. O presidente atual Rubens Lopes, assumiu em 2006 e já está no cargo a 17 anos. O que esperar desse feudo?

6 A FIFA realizara o mundial interclubes em 2023, na Arábia Saudita. A entidade pretende apresentar um novo modelo de disputa para 2023. Campeão da Libertadores contra Campeão da Concacaf. Triangular entre campeões da África, Ásia e Oceania. Os vencedores das duas chaves se enfrentam para decidir quem enfrenta o Campeão Europeu. O país sede não terá mais representante. Será que vai ser aprovado?

7 O Mundial de clubes a partir da disputa de 2025, passará a ter novo formato. Será disputado de 4 em 4 anos com 32 clubes, a UEFA terá direito a 12 vagas, a Conmebol 6 vagas, a Concacaf 4 vagas, a Asia 4 vagas, a África 4 vagas, a Oceania 1 vaga e o pais sede 1 vaga. Com esse formato, Palmei ras campeão em 2021 e Flamengo campeão de 2022, já estão assegurados no Mundial. No caso dos campeoas de 2021 e 2022 , vencerem novamente , ainda não há defi nição do critério a ser adotado. Com 12 clubes europeus contra 6 da América do Sul, aumenta muito a chance da América do Sul e de outra.


Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…

Deixe um comentário

WordPress Ads