Biden Economia EUA

Taxas para crédito imobiliário nos USA atingem o nível mais alto desde novembro de 2023

JSNEWS – As taxas hipotecárias atingiram seu nível mais alto nos Estados Unidos desde novembro do ano passado quando a taxa média de uma hipoteca fixada para 30 anos atingiu 7,2% nessa quarta-feira, 10, a informação é da Mortgage News Daily.

O aumento na taxa de juros para  setor imobiliário seguiu-se à divulgação de novos dados do índice de preços ao consumidor (IPC) para o mes de março, que ficaram ligeiramente acima das expectativas dos economistas que despertaram preocupações de que o Federal Reserve – Fed iria adiar os cortes nas taxas de juro como era previsto em dezembro e 2023.

As taxas hipotecárias aumentaram significativamente desde o início de 2022, acompanhando de perto o aumento das taxas de juros definidas por um comité do Fed que aumentou os custos para empréstimos de quase zero em Março de 2022 para um intervalo de 5,25% a 5,5$ Julho passado e mantendo as taxas estáveis ​​nas reuniões subsequentes.

De acordo com o índice hipotecário diário, a taxa média de hipotecas fixadas para 30 anos atingiu o pico de 8% em outubro de 2023 e caíram abaixo de 7% em Dezembro do mesmo ano quando o Fed sinalizou para a redução das taxas para 2024, porem  estas subiram novamente à medida que novos dados econômicos indicavam uma tendencia inflacionaria.

Uma série de dados ainda não computados pelo Fed sobre preços ao consumidor, taxa de emprego e crescimento econômico atrasaram o cronograma de cortes previstos. Porem com os novos dados divulgados pelo governo nessa quarta-feira,10, revelaram um ligeiro aumento na inflação de produtos que compõe a cesta básica do americano no mes de março, com o índice de preços ao consumidor (IPC) subindo 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As altas taxas de hipotecas atingem duramente os compradores de casas pela primeira vez. Para contornar os elevados custos dos empréstimos, mais de um terço dos imóveis negociados nos Estados Unidos em fevereiro deste ano foram amortizados com pagamentos iniciais médio de quase 25% do valor do imóvel, um alta de 24,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas grande maioria dos compradores não fizeram essa opção, de acordo com um relatório recente da empresa imobiliária Redfin.

Deixe um comentário

WordPress Ads