Mundo

82% dos ucranianos não aceitam ceder territórios em negociações pela paz

COM G1 – 82% dos ucranianos acreditam que a Ucrânia não deve ceder nenhum de seus territórios como parte de um acordo de paz com a Rússia sob nenhuma circunstância, de acordo com uma nova pesquisa de um dos principais institutos do país.

Na pesquisa realizada pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev entre 13 e 18 de maio e divulgada na terça-feira, 82% dos entrevistados disseram não apoiar concessões territoriais, mesmo que prolongassem a guerra e aumentassem a ameaça à independência da Ucrânia.

Dez por cento das 2.000 pessoas pesquisadas acharam aceitável que a Ucrânia conceda território para alcançar a paz, enquanto oito por cento estavam indecisos. De acordo com a pesquisa, 77% dos ucranianos que vivem em território ocupado pela Rússia se opuseram a qualquer concessão de terras.

O governo da Ucrânia afirmou repetidamente que não pretende fazer concessões territoriais à Rússia e disse que não está buscando um cessar-fogo apesar dos apelos de líderes europeus, incluindo o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

Em entrevista à Reuters no sábado, o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse que qualquer cessar-fogo no momento simplesmente atrasaria mais combates.

No leste do país, onde estão ocorrendo os combates mais intensos com as forças russas, apenas 19% dos entrevistados disseram estar prontos para fazer concessões territoriais; 68% disseram que eram contra.

No sul da Ucrânia, 83% dos entrevistados disseram ser contra quaisquer concessões territoriais e 9% consideraram aceitável que a Ucrânia conceda território para alcançar a paz.

Deixe um comentário

WordPress Ads