Imigração

Quase mil crianças imigrantes seguem separadas dos pais nos Estados Unidos

AFP – Um total de 998 crianças imigrantes separadas de suas famílias durante o mandato do ex-presidente republicano Donald Trump ainda não se reuniram com seus pais, informou o Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos Estados Unidos nesta quinta-feira (2).

Sob a política de “tolerância zero” colocada em prática por Trump de 2017 a janeiro de 2021, milhares de crianças foram separadas de suas famílias para desencorajar a chegada em massa de imigrantes, a maioria da América Central, à fronteira com o México.

Quando o democrata Joe Biden assumiu a Casa Branca, prometeu uma política migratória “mais humana” e criou um grupo para reunir as crianças que ainda estavam separadas de seus pais.

O Grupo Operacional para o Reencontro Familiar “identificou até o momento 3.924 crianças que foram separadas entre 20 de janeiro de 2017 e 20 de janeiro de 2021”, das quais 2.926 reuniram-se com seus pais (incluindo durante o mandato de Trump), informou o DHS em comunicado. Entre as 998 restantes, 148 estão hoje em processo de reunificação familiar.

“Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar sem descanso para reunir as outras famílias que sofreram por causa da política cruel e desumana anterior, que não refletia os valores da nossa nação”, declarou o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, citado na nota.

O DHS ressaltou que Mayorkas se reuniu com algumas famílias para “entender melhor suas experiências e necessidades atuais”.

Biden propôs um caminho para a cidadania de 11 milhões de imigrantes, em um país que há 35 anos não conta com uma lei desse tipo. Democratas e republicanos, no entanto, não chegam a um acordo sobre uma reforma migratória.

Deixe um comentário

WordPress Ads