Imigração Mundo

Imigrantes mexicanos denunciam existência de rede de tráfico de “escravos modernos” no Canadá

Da Redação – Imigrantes mexicanos denunciaram no domingo, 28, redes de supostos recrutadores que recrutam trabalhadores com ofertas de trabalho no Canadá e depois os transformam esses trabalhadores em “escravos modernos”.

Tudo é uma fraude: cobram CA$600 dólares canadenses por mês de aluguel e exigem mais CA$5.000 dólares sob alegação de obter refúgio no Canadá“, disse um mexicano, que foi deportado de Ottawa no Canadá para Cancún no México, identificado como Kevin a agência EFE de notícias.

Kevin disse a EFE que recorreu a empréstimos junto a parentes e amigos para viajar ao Canadá com a falsa promessa de supostos recrutadores que prometiam altos salários pagos em dólares. “Tudo é mentira, por favor, não se enganem, só vão te levar para o Canadá para te explorar, para te transformar em escravo no século XXI”, disse, “Eles nos levam para o Canadá, mas só nos exploram, nos transformam em escravos usando sofisticadas operações de contrabando e tráfico de pessoas.”

Os recrutadores se aproveitam dos esquemas legais sobre a de mobilidade e de mão de obra que existem entre o México e o Canadá para atrair vítimas. Os programas de trabalho oferecidos, de acordo com as leis trabalhistas do Canadá, são provinciais, não federais, e o salário por hora varia de acordo com cada província canadense.

A armadilha em que caem os mexicanos é a ‘ilusão do sonho canadense’ que é promovido através das redes sociais, onde esses recrutadores alegam que Canadá tem alta demanda de mão de obra além de oferecer programas que facilitam a entrada de trabalhadores. No entanto, muitos deles são casos de fraude. As autoridades canadenses no México alertaram para esse tipo de fraude e de abuso: “Oferecemos como muitos países uma Proteção Complementar de Estrangeiros ou Refúgio/asilo, mas em casos específicos e especiais”.

Condições subumanas

Fontes canadenses relataram que nos últimos meses resgataram ‘muitos’ imigrantes mexicanos em condições dições sub-humanas de trabalho. “Os imigrantes mexicanos viviam em alojamentos superlotados, pagando pelo aluguel, comida e outros serviços que eram anunciados, segundos esses imigrantes, gratuitamente por recrutadores”.

O caso mais recente relatado pela Polícia Regional da Comunidade de York, que fica ao norte de Toronto, onde foram resgatados 64 mexicanos vítimas de uma rede de tráfico internacional. “As vítimas viviam na miséria e eram forçadas a trabalhar longas horas por pouco dinheiro, enquanto seus exploradores lucravam e viviam cercados de luxos”, diz o relatório da polícia de York. Um desses mexicanos resgatados disse à agência EFE que uma pessoa que conheceu na Cidade do Mexico ofereceu para ele um emprego no Canadá em troca de um pagamento CA$3.900 dólares que incluía passagens áreas e um visto de trabalho, que na verdade era apenas uma Autorização Eletrônica de Viagem do Governo do Canadá (ETA). “Eu caí na armadilha ele apenas me forneceu um número de telefone com um ‘contato’ no Canadá”, disse. Esse suposto “contato” o levou até uma casa e informou ao imigrante que pagaria CA$ 600 por mês e o alojamento era um cômodo de um imóvel que era ocupada por mais de 15 pessoas com as quais ele dividia o banheiro e a cozinha.

“Para comer, eu iria a bancos de alimentos ou cozinhas comunitárias nas províncias do Canadá”, disse.

Deixe um comentário

WordPress Ads