Biden EUA Novo Normal Saúde Trump

CDC reduz período de isolamento em caso de teste positivo para COVID

FOLHAPRESS – Os americanos com Covid ou outras infecções respiratórias não precisam se isolar por cinco dias antes de retornar ao trabalho ou à escola, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Um sinal marcante de mudança de atitude em relação ao coronavírus.

Pessoas com doenças respiratórias podem retomar as atividades diárias se não tiverem febre por pelo menos 24 horas sem ajuda de medicamentos e se os sintomas estiverem melhorando, disseram funcionários da agência.

Reconhecendo que as pessoas podem ser contagiosas mesmo sem sintomas, o CDC instou aqueles que terminam o isolamento a limitar o contato próximo com outras pessoas, usar máscaras bem ajustadas, melhorar a qualidade do ar interior e praticar uma boa higiene, como lavar as mãos e cobrir a tosse e os espirros durante cinco dias.

As diretrizes se aplicam à Covid, gripe, vírus sincicial respiratório, entre outras doenças respiratórias, o que deve facilitar o cumprimento das pessoas.

“Nosso objetivo aqui é continuar a proteger as pessoas em risco de doenças graves, ao mesmo tempo que tranquilizamos as pessoas de que essas recomendações são simples, claras, fáceis de entender e podem ser seguidas”, afirmou a diretora do CDC, Mandy Cohen.

Cohen observou quedas acentuadas no número de hospitalizações e mortes relacionadas à Covid neste inverno, em comparação com os anos anteriores, e disse que a grande maioria das hospitalizações ocorreu entre americanos que não receberam as últimas vacinas, que também diminui as chances de contrair Covid prolongada.

O CDC alterou pela última vez a sua política de isolamento para pessoas com Covid durante a onda Ômicron, há dois anos, quando infecções recordes paralisaram os Estados Unidos. O período de isolamento foi reduzido de dez para cinco dias.

“A agência está unificando a recomendação para doenças respiratórias porque os sintomas muitas vezes são difíceis de distinguir, os vírus se espalham da mesma maneira e podem ser prevenidos com estratégias semelhantes”, disse Brendan Jackson, que lidera a resposta da agência a vírus respiratórios.

Alguns especialistas externos aplaudiram essa mudança.

Mesmo enquanto a agência considerava a mudança, alguns especialistas expressaram consternação com o fato de isso poder levar o público a pensar que a Covid já não era uma ameaça. Eles também temiam que, sem uma recomendação de isolamento por cinco dias, os empregadores pudessem pressionar os funcionários a retornarem ao trabalho antes que estivessem bem. Pouco foi feito para melhorar a qualidade do ar interior na maioria dos lugares, e o uso de máscaras pode ser socialmente desconfortável para muitas pessoas.

Deixe um comentário

WordPress Ads