Brasil Mundo Novo Normal Política

França apoia proposta de Lula para COP30 na Amazônia

AFP – O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou apoio nesta quinta-feira à proposta do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para organizar na Amazônia a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP, de 2025.

“Gostaria muito de ter uma COP na Amazônia, assim apoio plenamente esta iniciativa do presidente Lula”, afirmou Macron. “Apoio a volta do Brasil a uma estratégia amazônica. Nós precisamos”.
Lula participa como convidado da COP27, que acontece em Sharm El-Sheik, no Egito. Em discurso na quarta-feira (16), o brasileiro expressou o desejo de organizar a COP30 na Amazônia, região essencial para o equilíbrio do clima e da biodiversidade mundial.

“A França é uma potência do Indo-Pacífico e uma potência amazônica. A maior fronteira externa da França e da Europa é a fronteira da nossa Guiana com o Brasil”, afirmou Macron, que participa de uma reunião na Tailândia um dia depois de se reunir com líderes globais na cúpula do G20, em Bali, na Indonésia.
O Brasil havia sido escolhido para sediar a COP em 2019, mas o evento foi transferido após a eleição de Jair Bolsonaro como presidente no fim de 2018.

A recente vitória de Lula abriu caminho para uma reaproximação entre Paris e Brasília, já que as relações de Macron com Jair Bolsonaro ficaram estremecidas ao longo dos quatro últimos anos.

A França considera o Brasil um “sócio essencial na América Latina”, afirmou na terça-feira a secretária de Estado francesa para a Europa, Laurence Boone, ao anunciar uma nova estratégia para os próximos meses.

Deixe um comentário

WordPress Ads