Celebridades Cultura Local

Michelle de Paula e a magia da literatura

Por: Edel Holz – Ela nasceu em São Paulo, no bairro Socorro Morro e saiu de lá para tentar uma vida melhor num outro país: Os Estados Unidos da América. A adaptação foi muito difícil, afinal uma nova língua, novos costumes e o clima frio que não lembra em nada os trópicos, onde nasceu. E lá se foram 17 anos! O nome da nossa heroína? Michelle de Paula.

Guerreira, sonhadora, mãe, filha, amiga e incansável trabalhadora. Sua paixão pelos livros iniciou quando seu filho mais velho, Davi, se encantou pelos quadrinhos da Turma da Mônica, do Maurício de Souza. Ele quis saber tudo sobre os gibis, quem escreveu e pediu para ir ao Brasil pela primeira vez. Foi quando ela percebeu o poder dos livros e constatou que em Massachusetts não existia uma biblioteca brasileira. Pois ela tratou de providenciar uma biblioteca de livros brasileiros para que crianças nascidas aqui ou no Brasil, filhos de brasileiros, pudessem mergulhar nesse lindo universo literário.

Continuou incentivando o amor pelos livros e a leitura constante através do seu caçula Joshua. A biblioteca LIB nasceu após muitas rifas , vendas de pastéis e Michelle teve a ideia de iniciar a campanha: “Me ajude a montar uma biblioteca de livros em português!” A Biblioteca LIB foi criada para incentivar a leitura entre pais e filhos e resgatar o português como língua de Herança.

Michelle descobriu a existência de vários escritores brasileiros nos EUA e decidiu produzir “ A Feira do Livro 2022 “, que aconteceu na Igreja de Santo Antonio, em maio deste anos, na cidade de Somerville.

Na feira, ela conseguiu unir famílias e escritores brasileiros de diversas partes do país. Tinha o cantinho da leitura, pintura facial, música e teatro fizeram a festa da criançada. Ela sonha ainda que muito mais gente se encante pelo mudo do imaginário que somente os livros conseguem nos levar e ainda poder se aperfeiçoar, estudar muito e se formar na área literária.

O Grupo Mulher Brasileira participou da Feira fazendo renovação de cadastros para as eleições.

Também estiveram presentes: o Programa Parent Child + ( da cidade de Somerville), Rejane de Musis e suas maravilhosas histórias, Laís Ribeiro e sua maquiagem mágica, 15 escritores e inúmeros painéis divulgando a leitura de várias formas.

Mais de 1200 pessoas estiveram na Feira do Livro nos dois dias. Um sucesso tão grande, que fez a alegria dos cria dores, participantes e visitantes. público espera ansioso pela próxima Feira. E nós, torcendo para que Michelle realize todos os seus sonhos, porque quem ganha é a Comunidade Brasileira dos Estados Unidos.

SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e demente efervescente Edel.

Deixe um comentário

WordPress Ads