Brasil Novo Normal

Pista central da marginal pode ficar interditada até 11 de fevereiro

O governo de São Paulo e a empresa Acciona, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, preveem que o trânsito na Marginal Tietê pode demorar até dia 11 de fevereiro para ser reestabelecido. A pista central precisa ser reestabelecida após a abertura de uma cratera nas obras do metrô.

A decisão vai depender da avaliação da Acciona sobre a necessidade de fazer um estaqueamento na região. Caso não seja necessário, a pista central da Marginal Tietê poderia ter o trânsito normalizado em dois ou três dias.

“A consultora trouxe como uma das soluções para responder e liberar rapidamente a pista central da Marginal Tietê dois cenários: o primeiro é colocar estacas para contenção da pista da Marginal. Dependendo dessa solução, até o dia 11 entregaríamos a pista central para o tráfego normal. Mas, dependendo o desempenho que se tiver o trabalho que está feito pela Acciona de tapar aquela vala que estava aberta, hoje a tarde eles vão posicionar se vamos precisar desse estaqueamento. Aí nos teríamos um prazo mais rápido para essa entrega da pista central, em dois ou três dias, a gente estaria entregando”, explicou Paulo Galli, secretário de Transportes Urbanos.

Foi criado um comitê executivo para acompanhar a recuperação da região. “Desde ontem estamos trabalhando ativamente para a recuperação tanto da Linha 6 quanto da Marginal Tietê”, afirmou Galli. Integram o grupo a Secretaria de Transportes Metropolitanos com membros da Secretaria do Metrô e da CPTM, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a Sabesp, a CTF, a prefeitura de São Paulo e outros órgãos.

O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), ressaltou que o mais importante é que não houve feridos no incidente. “Tristes pelo ocorrido, mas felizes porque não teve ninguém machucado, ferido”, afirmou.

O que causou o desabamento?
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, a causa do desabamento foi o rompimento de uma galeria de esgoto no sentido transversal a uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô.

“Houve o início de vazamento às 8h21, e o que começou de uma maneira leve acabou rompendo. O solo não suportou o peso da galeria e se rompeu. A tuneladora passava a 3 metros dessa galeria, então não é um choque da tuneladora com a galeria”, disse Galli.

O rompimento dos canos pode ter sido causado pelo ‘tatuzão’?
A tuneladora citada pelo secretário é o chamado “tatuzão“, equipamento que começou a operar no local em dezembro e que cava um túnel por onde passará a linha do metrô. Apesar de não ter havido um choque entre o tatuzão e a rede de esgoto, segundo o governo de São Paulo, especialistas levantam a hipótese de que a máquina seja responsável pelo incidente de forma indireta.

A trepidação causada pela tuneladora é uma das possíveis causas do rompimento da rede de esgoto. Outro possível motivo apontado é a perda de sustentação da rede de esgoto com a retirada de terra embaixo dos canos, o tatuzão passa cerca de 3 metros abaixo da tubulação.

O Governo de São Paulo vai contratar uma auditoria para determinar as circunstâncias do acidente. Além disso, o Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito.

Quais faixas da marginal foram afetadas?
A pista local da marginal Tietê, colada à obra, está interditada e já perdeu três faixas para a cratera. A pista central está interditada na altura do desabamento. A pista expressa, mais à esquerda, está funcionando normalmente. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que motoristas evitem a região.

Houve vítimas?
No momento do acidente, 50 pessoas trabalhavam e foram retiradas. Alguns se molharam com a água da rede de esgoto que estourou. Eles foram socorridos pelos bombeiros e receberam atendimento médico.

Os prédios ao redor da área estão em perigo?
Segundo a Defesa Civil do estado, não há risco para prédios que estejam na área próxima ao desabamento. Muitos dos moradores dos locais, no entanto, deixaram sua casa com medo de novos acidentes.

Qual é a previsão para a solução do problema?
Como o acidente aconteceu há menos de um dia, o governo ainda não tem uma previsão de quando conseguirá reerguer as vias da pista interna da marginal Tietê e continuar com as obras da Linha 6-Laranja. Somente a perícia do local pode levar seis meses para ter o laudo concluído.

Deixe um comentário

WordPress Ads