Imigração Mundo Novo Normal Política

Relatório do ICE mostra queda em prisões e deportações de indocumentados sob governo Biden

JSNEWS As detenções e deportações efetuadas pela U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) caíram acentuadamente sob o governo do presidente Biden para os níveis mais baixos já registrados, apesar do fluxo massivo sem precedentes de indocumentados pela fronteira mexicana.

Durante o ano fiscal de 2021 que terminou em 30 de setembro, a ICE registrou 59.011 deportações, contra 185.884 em 2020. Os números mais baixos foram, em parte, o resultado de mudanças de aplicação desencadeadas pela pandemia coronavírus que permitiram aos agentes americanos expulsar rapidamente cruzadores ilegais de fronteira sob o código de saúde pública Title 42, um procedimento que não conta como uma deportação formal.

Mas outro indicador da atividade de aplicação do ICE, as prisões por imigração no interior dos EUA, também mostrou uma queda significativa em relação às médias históricas. Os agentes que trabalham para as Operações de Execução e Remoção (ERO) da ICE fizeram cerca de 74.082 prisões administrativas durante o ano fiscal de 2021, contra 104.000 durante o ano fiscal de 2020 e uma média de 148.000 anualmente de 2017 a 2019.

Funcionários do governo Biden disseram que o número reflete os esforços do governo para enfatizar a “qualidade sobre a quantidade” ao orientar a ICE a priorizar imigrantes que representam ameaças à segurança pública e à segurança nacional.

O relatório diz que a ICE prendeu 12.025 pessoas no ano passado com condenações criminais agravadas, quase o dobro do total de 2020. A agência destacou uma operação direcionada que prendeu 495 “agressores sexuais não cidadãos” de 54 países diferentes, mais que o dobro do número levado sob custódia em 2020.

“Como os dados do relatório anual refletem, os oficiais e agentes especiais do ICE se concentraram em casos que causaram o maior impacto da aplicação da lei nas comunidades em todo o país, ao mesmo tempo em que defendem nossos valores como nação”, disse Tae Johnson, diretor interino da agência, em comunicado.

As 59.011 deportações relatadas pelo ICE no ano passado foram o menor total desde 1995, de acordo com estatísticas do Departamento de Segurança Interna (DHS). O ICE, criada em 2003, tem mais de 20.000 funcionários em suas operações civis, criminais e legais e um orçamento anual de aproximadamente US$ 8 bilhões.

Biden fez campanha para presidente prometendo uma ruptura com a abordagem agressiva de seu antecessor e o entusiasmo inabalável por prisões por imigração em massa. Depois de assumir o cargo, Biden ordenou uma “pausa” nas deportações que acabaram com as operações da agência.

Desde então, o secretário de Segurança Interna do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, emitiu novas orientações aos oficiais instruindo-os a priorizar ameaças à segurança nacional e à segurança pública, bem como aos recentes cruzadores de fronteira, uma abordagem que a administração diz ter permitido que ele focasse melhor os recursos em criminosos graves.

Deixe um comentário

WordPress Ads