Mundo

103 menores desacompanhados são encontrados em estrada no México

AFP – Autoridades mexicanas encontraram 103 menores desacompanhados em um grupo de 343 pessoas em um caminhão abandonado no leste do México, informou o governo nesta segunda-feira (6).

“Tratam-se de 103 menores desacompanhados, a maioria procedente da Guatemala”, informou o Instituto Nacional de Migração do México (INM).

Também viajavam no caminhão 212 adultos originários de Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador, bem como mais 28 pessoas, “que formam vários núcleos familiares de Guatemala e El Salvador”, detalhou a autoridade migratória.

O veículo, localizado na noite de domingo (5) em uma estrada do estado de Veracruz, estava sem o motorista, mas agentes do INM e a promotoria local detectaram a presença de pessoas no trailer.

“Os migrantes usavam pulseiras coloridas como meio de identificação”, destaca o comunicado. Esses acessórios costumam ser usados por traficantes que transportam estrangeiros até a fronteira do México com os Estados Unidos.

A caçamba do caminhão contava com um piso duplo de estruturas metálicas e ventiladores ancorados na parte inferior, além de aberturas de ventilação no teto, informou o INM.

Os menores que viajavam sozinhos e as famílias ficaram sob a tutela de autoridades de assistência social em Veracruz, enquanto os adultos definirão sua situação legal perante a autoridade migratória.

Deixe um comentário

WordPress Ads