Comunidade Local

A Jornada da Felicidade – Um Caminho de Fé, Esperança e Gratidão


Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores hoje venho falar da tal felicidade. A busca pela felicidade é inerente à condição humana. Ao longo da história, filósofos, pensadores e líderes espirituais têm contemplado o significado da felicidade e como ela pode ser alcançada. No entanto, a compreensão contemporânea da felicidade começa a desvinculá-la de um destino fixo, percebendo-a como um caminho pessoal, enraizado em valores como fé, esperança e gratidão.

A NATUREZA DA FELICIDADE
A noção tradicional de felicidade muitas vezes era associada a conquistas materiais, sucesso externo e prazeres efêmeros. No entanto, essa abordagem tende a ser superficial e passageira. A verdadeira felicidade, não está enraizada em eventos externos, mas sim nas profundezas da mente e do coração. A felicidade genuína transcende os altos e baixos da vida. Ela não é um destino, mas sim uma jornada contínua. Compreender que a felicidade não é um lugar aonde chegamos, mas sim a maneira como vivemos, é um passo importante para cultivá-la de forma duradoura.

A ESCOLHA PESSOAL E A LEI DIVINA
Cada indivíduo tem o poder de escolher o caminho da felicidade. Essa escolha é fundamentalmente pessoal e independe das circunstâncias externas. A ideia de que a felicidade é uma lei Divina nos traz a certeza que temos direto e o dever de sermos felizes. De acordo com essa verdade, a busca pela felicidade está alinhada com o propósito Divino da existência humana. No entanto, essa busca não é um ato passivo; é um compromisso ativo de viver de acordo com princípios elevados, como amor, compaixão e generosidade. Essa perspectiva implica que a felicidade é mais do que uma mera satisfação pessoal; é um chamado para viver de acordo com um padrão moral que transcende o eu individual.

OS PILARES DA FELICIDADE: FÉ, ESPERANÇA E GRATIDÃO
Para muitos, a verdadeira essência da felicidade é construída sobre três pilares fundamentais: fé, esperança e gratidão. 1. Fé: A fé pode ser vista como a confiança inabalável de que existe um propósito maior na vida, independentemente dos desafios que possam surgir. Essa fé pode ser direcionada a uma Divindade, ao universo ou à própria capacidade de superação. Ela proporciona uma base sólida durante momentos difíceis e ajuda a manter a perspectiva de longo prazo sobre a jornada da vida. Quem tem Fe acredita. 2. Esperança: A esperança é a crença de que o futuro pode ser melhor do que o presente e que os esforços atuais podem levar a realizações significativas. Ela inspira a ação e impulsiona a busca contínua por objetivos e sonhos. A esperança mantém viva a chama da motivação, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. Esperança é esperar a herança e ela vira. Acredite! 3. Gratidão: A gratidão é a prática de reconhecer e valorizar as bênçãos presentes em nossa vida. Quando cultivamos a gratidão, direcionamos nossa atenção para o que temos em vez do que falta. Isso cria um estado de contentamento interior e nos ajuda a apreciar os momentos simples da vida. A

JORNADA INTERIOR
Ao abraçar a felicidade como um caminho pessoal e uma escolha consciente, permitimos que ela floresça dentro de nós independentemente das circunstâncias externas. A jornada da felicidade é, portanto, uma jornada interior, onde a autodescoberta, o crescimento espiritual e a conexão com os outros desempenham papéis fundamentais. Essa jornada também envolve o cultivo de virtudes como a paciência, a resiliência e a empatia. Reconhecemos que enfrentaremos desafios ao longo do caminho, mas nossa abordagem para lidar com eles é o que realmente importa. A capacidade de enfrentar adversidades com um coração aberto e uma mente tranquila é um reflexo da verdadeira maestria da jornada da felicidade.

Em suma, a felicidade é um estado de ser que se origina de dentro e é nutrido por nossas crenças, atitudes e ações. A compreensão de que a felicidade não é um destino, mas sim um caminho que cada um escolhe trilhar, nos capacita a abraçar a jornada com uma mente aberta e um coração grato.

A fé na lei divina que nos chama a viver de acordo com princípios elevados, a esperança que nos impulsiona adiante e a gratidão que nos conecta ao presente são os elementos essenciais que compõem essa jornada única e pessoal em busca da felicidade duradoura.

Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!.
Salmos 128:1 Até a próxima semana !!!


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com


 

Deixe um comentário

WordPress Ads