Comunidade Local Religião

A palavra da verdade

Por: José Soares Leite – Todas as coisas que Deus criou, criou pela poder de sua Palavra (Sl 33.9; Hb 11.3) e a nós, a coroa de sua criação, como diz a Bíblia Sagrada: “Segundo a sua vontade ele nos gerou pela Palavra da verdade, para que fossemos como primícias das suas criaturas”(Tg 1.18).

Deus nos criou não só com o propósito de vivermos uma vida abundante neste mundo (Jo 10.10b), mas para que, também, pela Palavra do Senhor pudéssemos herdar a vida eterna: “quem não nascer da água (Palavra) e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5). É só mediante o conhecimento da Palavra da verdade que o crente pode ser bem bem-aventurado nesta vida terrena (Sl 1.1.-3; Mt 22,29).

Não só isso, mas também, ele necessita examinar sistemático as Escrituras para alcançar a vida eterna (Jo 5. 39). Desde o Antigo Testamento Deus vem advertindo o seu povo sobre a necessidade do conhecimento da Palavra da verdade para que não seja destruído (Os 4.6). Isto é, perca a salvação eterna, como Jesus bem advertiu: “Aquele, porém, que persevera (na Palavra) até o fim, esse será salvo” (Mt 24.13).
Aqui cabe uma pergunta: O que leva muitos crentes a não serem amantes e praticantes da Palavra da verdade? Sabendo eles que essa atitude colocam em risco a propria salvacão deles! Deus Pai de uma vez por todas, enviou Jesus Cristo (Jo 3.16), o verbo de Deus, que é a Palavra da verdade encarnada (Jo 1.1-2,14), para resolver o problema da situação do pecado do homem desde a sua criação (Jo 1.29; 15.3; 17.17).

Em Jesus Cristo, o Pai celestial eliminou o mal do pecado que fez a separação entre o homem e Deus (Is 59.2; Rm 6.23). Além disto, venceu o causador de todo o mal, Satanás pela Palavra (Mt 4.10).

Deus é bom e não há variação ou sombra de dúvida quanto sua bondade que dura para sempre (Sl 100.5) e em sua infinita sabedoria Ele só pode fazer o bem e jamais o mal. O propósito de sermos salvos pela Palavra, é porque ela elimina de nossas vidas todo o mal da incorruptibilidade, como diz 1Pedro 1.24).

Assim, aprouve a Deus pela sua infinita misericórdia que nós tornássemos a geração eleita para as boas obras como as primícias de Deus. (Ef 2.10,17-19; Tg 1.18; 1Pe 1.23). Deus é a fonte de todo bem verdadeiro (Tg 1.16-17) e o maior de todo o dom que o Senhor concede ao homem é o da graça em Jesus Cristo (Ef 2.8-10). É por meio dela que o homem é gerado de novo pelo poder da Palavra (Tg 1.18). Assim podemos afirmar que a mais importante dádiva de Deus, em Jesus Cristo é a regeneração do homem pela Palavra da verdade que trás a salvação eterna ao homem pecador (Rm 1.16; 10.17).

Jesus Cristo deixou claro a importância que tem a Palavra da verdade, quando explicou isso ao doutor da lei, Nicodemos, afirmando: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (Palavra da verdade) e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5)


José Soares Leite é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.

Deixe um comentário

WordPress Ads